Evento é uma importante ferramente de divulgação, debate, marketing e também de vendas, no entanto é necessário um planejamento detalhado para termos bons resultados. Um dos aspectos mais importantes é o formato do evento.
Hoje vamos falar um pouco das diferenças de formato para eventos técnico-científicos e corporativos, e assim ajudar na escolha da forma ideal para sua ideia.
Vamos então às diferenças:
CONFERÊNCIA: Um especialista desenvolve determinado tema, com tempo previamente estabelecido de duração. Os apartes não são permitidos e nem existe debate no final da exposição.
CONGRESSO: Vários expositores de diferentes setores da sociedade discutem um mesmo tema abrangendo todos os seus aspectos. Propõe o debate aberto com o público e chegam a conclusões, registradas em documento final com as resoluções.
CONVENÇÃO: Instrumento importante de empresas, organizações, partidos políticos, grupos empresariais etc, para estimular seu corpo de funcionários, franqueados, associados etc. Tem a mesma estrutura de um congresso, embora, neste caso, haja ligação entre os participantes. Em geral, a convenção termina com um evento social (jantar, show, etc…)
CURSO: Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com o foco de “treinar” ou “ensinar a fazer”. É composto de exposições de especialistas que procuram passar seu conhecimento aos participantes. O foco está mais na teoria que na prática, porém não a exclui. É indicado para pessoas que têm baixo ou nenhum conhecimento sobre o assunto, com exceção dos cursos de especialização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento daqueles que já dominam o assunto.
DEBATE: É a discussão entre duas ou mais pessoas de opiniões divergentes sobre determinados aspectos de um mesmo tema ou assuntos em evidência. Exige a presença de mediador, que estabelece regras como o tempo de exposição do orador. O publico pode ou não participar e, muitas vezes, o debate pode ser transmitido em veículos de comunicação como acontece com os debates políticos.
FÓRUM: Um tema mestre e abordado numa reunião menos formal, onde há livre manifestação de idéias e interação entre palestrantes e público. Em um fórum sobre meio ambiente, por exemplo, varias instâncias podem estar representadas, desde ONGs até empresas acusadas de prejudicar o meio ambiente. Muitas vezes um fórum é realizado em conjunto com outro tipo de evento – um seminário por exemplo.
PALESTRA: Tem o objetivo de apresentar de forma sucinta alguma novidade, por isso possui curta duração. Pode-se dizer que a palestra é como a capa de um jornal: tem-se acesso apenas às manchetes.
PAINEL: Especialistas apresentam diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo tema debatido em plenário. O tempo de cada expositor costuma ser estabelecido previamente.
SEMINÁRIO: Encontro de especialistas para apresentar estudos a respeito de um tema central, em seguido debatido com a platéia. O moderador deve conhecer o assunto, participar e levantar questões.
SIMPÓSIO: Tem como objetivo informar as novidades sobre determinado assunto ou setor da sociedade. O público, que não participa com apartes, pode pedir o esclarecimento de dúvidas no final da exposição.
WORKSHOP: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público deve participar intensamente.