O final deste ano traz um cenário peculiar para o varejo, com a Black Friday, Copa do Mundo e Cyber Monday em novembro, além do Natal e Ano Novo em dezembro.
Mesmo após o retorno do presencial pós-pandemia, o e-commerce deve envolver a maior parte das vendas durante a Black Friday deste ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Conversion (empresa especializada em SEO), 43% dos consumidores optaram por comprar em sites e 30% em aplicativos, enquanto somente 27% escolheram as lojas físicas.
O dia marcado por promoções em diversos setores acontece em 25 de novembro, mas algumas oportunidades já começam a aparecer nas semanas anteriores, e no geral, juntando todos os canais de venda, 96% dos brasileiros pretendem adquirir produtos na Black Friday em 2022. A expectativa é que as vendas cresçam em quase 8% em comparação ao ano anterior, quando o percentual foi de 88%, aproximadamente.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos participantes da pesquisa pretende comprar artigos relacionados à Copa. Na moda, os itens mais desejados são camisas, material esportivo, bolas, luvas e eletrônicos, com destaque para televisores.
Ainda conforme a pesquisa, smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos, moda, calçados, acessórios e cosméticos são as principais categorias nas intenções de compra deste ano. Mesmo assim, 75% dos entrevistados disseram ter medo de golpes ou distorções de ofertas.
Os golpes na Black Friday podem se dar de muitas formas, com o chamado “Lookalike Site” ou “site semelhante”, um método de phishing que imita o site de uma marca ou loja, por isso é importante verificar se está localizado no site oficial da marca.
Você já está preparado para a Black Friday?