Escolha uma Página

O METAVERSO NA EDUCAÇÃO

O Metaverso tem trazido diversas possibilidades para dentro das salas de aula! De acordo com diversos pesquisadores da área, a junção de tecnologias é uma forma de ajudar o ambiente estudantil e deixá-lo mais interessante para os alunos. 

Com a pandemia, o processo de introdução de novas tecnologias no espaço educativo foi acelerado, as aulas online e o home office são exemplos dessas mudanças. Com a volta do presencial, várias instituições de ensino estão trazendo essas novidades tecnológicas para a sala de aula.

A sala de aula ganhou novos materiais, como luvas sensoriais, livros digitais, óculos de realidade virtual e até vídeo games. O Grapho Game, iniciativa do Ministério da Educação, é um aplicativo educativo que mostra uma dinâmica de jogo para desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura e funciona em diversas plataformas, como smartphones e computadores.

Outro exemplo são os óculos de realidade virtual, que estão sendo usados em diversos cursos de medicina nas aulas de anatomia, que ficaram mais interativas e os alunos podem até participar de uma simulação de atendimento em consultório ou central de exames.

A pesquisadora Ingrid Winkler, é a favor de novas tecnologias para despertar o interesse dos alunos, mas também apresenta certo receio ao lembrar que com o realismo no metaverso, há o aspecto de fantasia, de “não precisar obedecer às leis da física”. O tema ainda causa bastante discussão, apesar disso, a pesquisadora afirma que em comparação com o ensino remoto, o metaverso acaba gerando mais concentração e conexão dentro da sala de aula.

O que vocês acham do metaverso? Ele chegou para ficar?

 

Precisa de ajuda?