Escolha uma Página

Rede social para empresas: conheça a ideal para o seu negócio

 

Saiba como escolher a rede social ideal para sua empresa ter presença no meio digital

É fato que o meio digital revolucionou a tudo e todos ao nosso redor. Assim como a forma de comunicar no meio empresarial. Com isso, a presença na internet, é uma evidência cada vez mais necessária. No caso da escolha em qual rede precisa estar presente, a melhor opção não é, necessariamente, aquela que possui mais usuários. Até mesmo para ter uma presença consolidada no meio virtual, é necessário estratégias específicas. Se tratando de empresas, é muito  importante fazer um estudo antecipado, para saber em qual mídia social é importante estar presente. Para isso, vamos falar um pouco sobre o que cada uma dessas redes sociais tem a oferecer. Acompanhe.

 

 

Facebook: maior número de usuários no mundo

Sendo a principal escolha de muitos usuários, o Facebook é a rede social mais acessada do mundo. Com mais de 1,15 bilhão de usuários espalhados pelo mundo inteiro, no Brasil a rede tem o seu segundo maior mercado. Os brasileiros somam mais de 76 milhões de cadastrados na rede social. Tornando assim a rede de Mark Zuckerberg a mais popular atualmente. No Facebook você pode criar uma página corporativa e reunir um mesmo local todas as informações que deseja divulgar. A rede social também possibilita a criação de aplicativos. Além de permitir que você visualize estatísticas interessantes para o seu negócio. Esses resultados auxiliam até mesmo na tomada de decisões estratégicas. É uma ótima ferramenta que auxilia em atrair, criar relacionamento com o consumidor e por fim, fidelizá-lo. Tudo isso de maneira altamente segmentada! Sem dúvidas, uma boa ferramenta para se trabalhar a presença no meio digital.

 

 

Instagram: compartilhe fotos

O Instagram é uma rede social bastante popular, só no Brasil tem 102 milhões de usuários. É ideal para compartilhar fotos e vídeos curtos. Com o auxílio do “Stories” é possível compartilhar momentos, em tempo real. No app mobile, é possível fazer live (video ao vivo) de algum acontecimento que a empresa queira mostrar.
O Instagram tem “contas para negócios” e permite criar um perfil comercial. Para isso a conta só precisa estar atrelada a uma página do Facebook. Assim, empresas de qualquer tamanho podem ser reconhecidas com um perfil de negócios e obter insights sobre quais posts fazem mais sucesso entre seus seguidores, por exemplo. Diversas empresas já aderiram ao Instagram para compartilhar momentos e novidades.

 

LinkedIn: network e relações empresariais

Uma página empresarial no LinkedIn permite que os seguidores se mantenham informados sobre as novidades da instituição. Nela, as pessoas podem ficar por dentro dos produtos e serviços oferecidos, oportunidades de negócios e vagas de emprego. Por outro lado, o LinkedIn possui uma dinâmica bem diferente das outras redes sociais. Nessa rede o foco é na carreira, novos negócios e parcerias. Dessa forma, O linkedIn se torna uma ótima opção para o departamento de Recursos Humanos da sua empresa. Lá, é possível anunciar vagas disponíveis, buscar novos talentos, recomendar funcionários, fornecedores e fazer parcerias. Com mais de 29 milhões de brasileiros no LinkedIn, a rede é considerada uma central de compartilhamento de informações de negócio. No LinkedIn você pode criar grupos de discussão, assim é possível promover debates sobre a experiência da sua empresa. Como atuação no mercado frisar na prestação dos seus serviços. Torna-se também uma ótima estratégia em negócios B2B, pois assim, é possível encontrar facilmente pessoas que tomam a decisão no meio virtual.

 

 

YouTube: compartilhamento de vídeos

A Plataforma onde a maioria das pessoas vai atrás de conteúdo multimídia chama-se YouTube. Lá, é possível que a empresa crie seu próprio canal e poste vídeo que reflitam as áreas de atuação da empresa. Os vídeos podem ser com venda de produtos, com publicação de tutoriais e campanhas, por exemplo.
Uma questão: a rede não transmite alto poder de viralização, então precisa ser associada a uma outra plataforma. A mídia acaba funcionando como um armazenador de imagens, pois o vídeo precisará ser divulgado nos demais canais da empresa.

 

 

Pinterest: trabalhe o visual

A rede ainda é considerada nova no Brasil, e tem uma abordagem visual que permite que você crie painéis, ou boards, para colar imagens. Ao escolher uma imagem, você faz um pin e pode colocar uma tachinha da imagem no mural.
Essa rede social faz mais sucesso entre mulheres e empresas. Geralmente quem está presente é quem trabalha com artigos muito visuais: artesanato, culinária, etc.

 

 

Google+: tudo conectado em uma mesma plataforma

É uma rede social que vem crescendo bastante, mas ainda não tem tanto destaque na internet. Por outro lado, existem sim vários motivos para pensar em utilizá-la. O diferencial dessa rede social é a questão de integração com os demais produtos do Google. Dessa forma, o número de usuários tende a crescer, pois a ideia em ter facilidade para acessar e compartilhar as mesmas informações em diferentes plataformas, atrai bastante usuários. Alguns dos motivos pelos quais o Google Plus pode ser útil e assim trazer cada vez mais novos usuários: É muito difícil encontrar alguém na internet que não tenha cadastro em pelo menos uma das ferramentas da Google.
O porém: o Brasil ainda não conta com muitos cadastros na rede social, os usuários do país representam cerca de 5% dos 190 milhões de usuários cadastrados. Mas isso pode mudar.

 

 

Twitter: rede social direta e objetiva

O Twitter teve um crescimento de 4% esse ano, chegando ao marco global de 319 milhões de usuários. Na rede, os textos devem ser curtos e diretos, pois é disponível apenas o uso de 140 caracteres. Um mecanismo que vem sendo utilizado na rede social é o atendimento ao consumidor. Utilizar o SAC digital na plataforma foi uma das ideias inovadoras que algumas empresas adotaram até o nome no perfil como @sac_empresa, para atendimento na rede. Outra função é no compartilhamento de dicas e links e na divulgação das notícias internas e até divulgação de promoções, por exemplo.Por outro lado, é necessário pensar sobre a verdadeira eficácia em atingir o público nessa rede social. Segundo um levantamento feito pela Semiocast, 73% dos usuários não fizeram nenhum tipo de movimentação na conta nos últimos anos. Isso qualifica um alto número de perfis inativos. Dessa forma, é importante analisar se o público que você deseja atingir utiliza com frequência a rede social.

 

Como escolher a mídia correta?

É importante saber que cada empresa possui sua particularidade. Dessa forma, a presença digital da sua empresa pode ser trabalhada estrategicamente em cada uma dessas redes sociais. Primeiramente devemos observar as vantagens que cada uma pode ofertar. Porém, para elaborar a melhor estratégia de presença da sua marca nas redes sociais e também auxiliar na identificação das mídias que podem trazer mais benefícios à empresa, é necessário contar com a experiência de profissionais qualificados. A BM Promoções é uma empresa com experiência de mercado em Marketing Digital. Dispomos das técnicas necessárias para trabalhar a sua presença digital nas redes adequadas para o seu perfil empresarial.
Confira os serviço em nosso site

Precisa de ajuda?