O termo “metaverso” surgiu pela primeira vez no livro Snow Crash, publicado em 1992, mas somente em 2021 passou a ser discutido e vem ganhando espaço.
Mesmo parecendo algo distante, a única certeza que temos é que o metaverso vai influenciar não somente as relações, como diversas esferas do nosso cotidiano. Algumas dessas mudanças já podem ser vistas através de eventos e shows em plataformas de jogos.
E quando falamos em comércio digital, são esperadas novidades que vão transformar a experiência de compra online. O metacommerce, como é conhecido o modelo de comércio dessa plataforma, é uma evolução das experiências digitais e tem tido um crescimento acelerado desde o início da pandemia, como o social selling e o live shopping.
Além dos avanços e da popularização do metacommerce com a pandemia, essa transformação também teve grande ajuda e visibilidade a partir da democratização do acesso à tecnologia 5G.
Um grande sinal dessa tendência é o movimento que grandes empresas e conglomerados de consumo estão criando para se beneficiar.
A exemplo disso estão os shows de artistas em plataformas de jogos online como o Fortnite, e o recente lançamento da marca de tênis Reserva, que irá unir o mundo físico e o virtual no metaverso, através da ReservaX, divisão de inovação e metaverso da marca.
E você, já começou a se preparar para o Metacommerce?